Preço médio
Um certificado energético tem um custo que varia consoante a tipologia do edifício, os honorários do perito e outros fatores. Conte com um preço entre os 250€ e os 900€ para este serviço.
Intervalo de preços indicado pelos profissionais de. certificado energético: 250 €/ud - 900 €/ud
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Estes preços são uma estimativa e podem variar em função de fatores como a qualidade dos materiais, a duração da obra, as dimensões...
- Certificado energético em diferentes pontos do país
- Quais são os benefícios em ter o certificado energético de edifícios?
- Quais são os documentos necessários para pedir o certificado energético?
- Saiba passo a passo como pedir o certificado energético:
- Perguntas frequentes sobre certificação energética:
- Preços de certificação energética
- Preço da emissão de um certificado energético em diferentes cidades
- Cidade
- Preços (mínimo-máximo)
- Informação útil
Preços de certificação energética
Descrição | Preço | Informação adicional |
---|---|---|
Emissão de certificado energético t0 e t1 | 100€ | (Taxa ADENE não incluída) |
Emissão de certificado energético desde t2 | 120€ | (Taxa ADENE não incluída) |
Emissão de certificado energético de edifícios de comércio e serviços | 150€ | (Taxa ADENE não incluída) |
apartamento T2 | 250 € | (Taxa ADENE incluida) |
Como obtemos os preços?
Os preços que aparecem neste Guia de Preços provêm de informações reais que recebemos dos nossos usuários particulares e profissionais, contrastadas e revistas por especialistas do sector.Poderá conseguir o certificado energético por valores entre os 100€ e os 1000€, dependendo da tipologia do edifício, do propósito para o qual é utilizado e dos honorários do perito. Peça orçamentos a vários profissionais para poder tomar uma decisão informada.
- 1 dia
- Dificuldade: Média
Quais são os documentos necessários para pedir o certificado energético?
Caderneta Predial Urbana
Tanto no caso de um edifício de habitação como no caso de locais comerciais, a apresentação da caderneta predial urbana é obrigatória. Este documento pode ser facilmente obtido através do portal das finanças ou numa repartição deste organismo na sua área de residência. Deverá ter este documento durante todo o processo de avaliação da eficiência energética do local.
Certificado da Conservatória do Registo Predial
Este é outro documento que é de apresentação obrigatória, tanto em habitações como em espaços comerciais. Pode ser obtido através do site Predial Online ou numa conservatória do registo predial da sua área de residência. Tenha este documento sempre consigo quando o perito estiver a fazer a avaliação do local.
Outros documentos
Existem outros documentos que não são de apresentação obrigatória, mas que o podem ajudar a obter uma melhor avaliação da eficiência energética. Entre eles, inclui-se o projeto de arquitetura, o livro de obras e a licença de construção, entre outros (no caso das habitações). Para locais comerciais, pode apresentar também o plano de manutenção, o registo de consumo das várias fontes de energia nos últimos 12 meses (entre outros documentos). A lista completa destes documentos opcionais pode ser encontrada no site da Adene (agência para a energia).
Quais são os benefícios em ter o certificado energético de edifícios?
Classe energética
Com um destes certificados, consegue perceber qual é a classe energética do imóvel. Isto é muito útil, já que lhe dá uma escala visual do desempenho energético do imóvel. Além disso, se for arrendar o local e entregar este documento, a classe energética será o elemento mais facilmente identificável pelos interessados.
Relatório de componentes
Nestes certificados, terá também um pequeno relatório de cada componente da sua casa e qual é o seu desempenho. Assim, será avaliada a eficiência do aquecimento, do arrefecimento e do aquecimento das águas sanitárias. Pode também ser avaliada a eficiência da iluminação, especialmente se for um espaço comercial.
Melhorias da eficiência energética
Um grande benefício é ter acesso a várias sugestões do que pode fazer para melhorar a eficiência energética do local. No entanto, não existe uma obrigatoriedade de as realizar. Apenas segue as sugestões quem deseja melhorar a eficiência energética do local.
Beneficios fiscais e financiamentos
Por último, ao ter o certificado de eficiência energética, tem acesso a mais benefícios fiscais e financiamentos, já que este documento deve muitas vezes ser obrigatoriamente apresentado para ter acesso a certos subsídios ou fazer candidaturas a alguns projetos de financiamento.
Certificado energético em diferentes pontos do país
Qual é o custo da emissão de um certificado energético em Lisboa?
O custo deste serviço, na cidade de Lisboa, terá um custo médio de 120€, para um T0 ou T1. No entanto, este valor não inclui a taxa ADENE, pelo que terá de pagar mais um pouco pelo serviço.
Emissão de certificado energético em Viseu
A emissão de um certificado energético na cidade de Viseu, para um T0 ou T1, terá um custo médio de 100€. Este valor não contempla a taxa ADENE, que também terá que ser paga.
Preço da emissão de um certificado energético em diferentes cidades
Cidade | Preços (mínimo-máximo) |
---|---|
Lisboa | 150€-250€ |
Viseu | 100€-180€ |
Perguntas frequentes sobre certificação energética:
Quais são as exigências para ter certificado energético?
Para obter o seu certificado energético, apenas terá de contactar um profissional especializado e qualificado para o serviço, e reunir dois documentos obrigatórios: a caderneta predial urbana, nas finanças, e o certificado da conservatória do registo predial, numa conservatória do registo predial da sua área de residência. Estas são as únicas exigências para ter este certificado.
Em que casos é obrigatório ter esta certificação?
O certificado energético é obrigatório em:
- edifícios novos,
- edifícios que serão sujeitos a uma grande reabilitação (com custo superior a 25% do total do edifício),
- edifícios de comércio ou serviços com área superior a 1000 m²,
- hipermercados, supermercados, centros comerciais e piscinas cobertas com área superior a 500 m²,
- edifícios que sejam propriedade de uma entidade pública, frequentemente visitados por pessoas e com área superior a 250 m²,
- contratos de arrendamento, venda ou qualquer outro tipo de locação de um imóvel.
Sou obrigado a afixar o certificado energético num local visível?
A afixação do certificado energético é obrigatória em todos os locais onde a obtenção do certificado é também obrigatória, exceto no caso de edifícios novos ou de locais para venda, ou arrendamento. De resto, se o seu caso se enquadra numa das categorias de obrigatoriedade de obtenção do certificado, deverá também ter este certificado visível para o público.
Quanto custa a certificação energética?
O custo do certificado energético está dividido em duas componentes essenciais. A primeira é o custo dos honorários do profissional, que irão variar de local para local e de profissional para profissional. A segunda componente dos custos é o preço da emissão do próprio certificado. Para habitações, este varia entre 28€ (T0 ou T1) a 65€ (T6 ou superior). No caso de edifícios de comércio ou serviços, o preço varia entre os 135€ (área igual ou inferior a 250 m2) e os 950€ (área superior a 5000 m2).
Qual é a validade do certificado energético?
Para edifícios de habitação ou pequenos edifícios de comércio ou serviços, o certificado tem validade de 10 anos. Para grandes edifícios comerciais ou de serviços a validade é de 8 anos. Existem ainda outros prazos, para edifícios devolutos ou em tosco (1 ano) e para edifícios de comércio e serviços sujeitos a plano de racionalização energética (8 anos).
Quais os profissionais que me podem ajudar a ter a certificação energética?
Para ter a certificação energética, terá de recorrer a um perito qualificado pela Adene. Por isso, antes de contratar alguém, verifique se essa pessoa está devidamente qualificada. Pode também recorrer ao portal SCE, onde pode fazer a pesquisa de técnicos qualificados por distrito e concelho. Assim, tem a certeza de que o profissional está devidamente registado.
Saiba passo a passo como pedir o certificado energético:
Perito qualificado
A primeira coisa a fazer é contactar um perito qualificado. Para isso, faça alguma pesquisa sobre os profissionais da zona, e peça orçamentos a vários para avaliar melhor os preços e tomar uma decisão sobre a melhor opção para si.
Documentos necessários
A seguir, terá de reunir todos os documentos necessários, para que no dia da visita do perito os tenha disponíveis. Tente reunir o máximo possível, para além dos documentos obrigatórios, já que todos eles dão ao perito informações importantes sobre o local e como ele foi construído.
Avaliação completa
A visita do perito é de caráter obrigatório, por isso facilite-lhe o acesso a todas as partes da sua casa, de modo que ele consiga avaliar tudo. Assim, o certificado apresentará valores e sugestões mais realistas.
Acompanhamento
Faça o acompanhamento do processo da visita. Assim, pode aproveitar para tirar todas as dúvidas e perceber, com a ajuda de um profissional com experiência, quais são as melhorias que podem ser feitas e o nível de conforto que elas trariam ao espaço.
Versão prévia do certificado
Por último, peça uma versão prévia do certificado. Apesar de esta não ter valor legal, poderá analisá-la para perceber se os dados que lá constam estão corretos, para evitar a emissão de um certificado com erros.
Avaliação efetuada com sucesso
Entre imediatamente em contacto com pessoas que estão à procura na sua zona de profissionais especializados na área da construção, reformas, mudanças, arquitetura, etc.