Diariamente milhares de clientes confiam em habitissimo para encontrar um profissional ou empresa para a execução dos seus projetos de construção ou remodelação. Sempre que um particular efetua um pedido de orçamento através do habitissimo, poderá receber até 4 orçamentos de empresas interessadas e portanto é muito importante que se diferencie da concorrência para que possa adjudicar os trabalhos do seu interesse. Siga as seguintes instruções para melhorar a sua eficácia:

1 Contactar rapidamente

Entre imediatamente em contacto com o cliente quando estiver na posse dos dados dos seus dados, não permita que a sua concorrência o faça antes de si.

Entre em contacto com o cliente de preferência pela forma que este escolheu (email ou telefone). Se passados alguns dias não tiver obtido qualquer resposta, tente novamente por outro meio (ex: por telefone se inicialmente lhe enviou um e-mail ou por email se o contactou por telefone da primeira vez). Tente contactar o cliente em diferentes momentos do dia, muitas pessoas não podem atender o telefone quando estão a trabalhar ou a conduzir.

Se contacta por telefone:

  • 1. Apresente-se e indique que o está a contactar na sequência do pedido de orçamento efetuado através do habitissimo. Cite o pedido efetuado e indique ao cliente que o está a contactar para apresentar-lhe um orçamento. O cliente terá posto um título no pedido de reforma ou trabalho solicitado, utilize esse título para referir-se ao respetivo trabalho.
  • 2. Repita o seu nome e o nome da sua empresa várias vezes para que o cliente se lembre de si no futuro.
  • 3. Estabeleça o próximo passo (visita ao domicílio ou local comercial, envio de documentos, etc.). Tente sempre antecipar-se e dar o próximo passo, conduzindo o cliente ao seu objetivo.
  • 4. Informe o cliente de como pode entrar em contacto consigo, ou seja, através de telefone, telemóvel e/ou email.
  • 5. Termine a conversa de forma positiva. Agradeça-lhe a atenção prestada.

Se contacta por email:

  • 1. Apresente-se e indique que o está a contactar na sequência do pedido de orçamento efetuado através do habitissimo. O cliente terá posto um título no pedido de reforma ou trabalho solicitado, utilize esse título para referir-se ao respetivo trabalho.
  • 2. Envie ao cliente um orçamento aproximado ou indique-lhe o que irá fazer (ou o que deve fazer o cliente) para poder elaborar um orçamento detalhado, devendo igualmente solicitar todos os dados adicionais necessários para o efeito.
  • 3. Inclua os seus dados de contacto e o link do seu site ou perfil habitissimo.
  • 4. Termine o e-mail de forma positiva. Agradeça-lhe.

2 Transmita profissionalismo e confiança

A melhor maneira de convencer o cliente é conhecendo detalhadamente as suas necessidades para poder fazer a oferta mais ajustada possível em termos de prazo, tempo e qualidade. Não hesite em pedir todas as informações necessárias para que posteriormente não hajam surpresas. Se precisa efetuar uma visita ao local objeto de intervenção, indique ao cliente de forma fundamentada os respetivos motivos. Muitos clientes não sabem que tal visita é necessária e muitas vezes recusam, por considerarem que ficam obrigados a adjudicar o trabalho.

Crie o máximo de confiança na sua empresa, não se esqueça que o cliente vai deixá-lo entrar em sua casa e que vai investir uma quantidade considerável dos seus rendimentos. Faça-lhe chegar um orçamento por escrito e coloque à sua disposição todos os elementos acerca da sua empresa que lhe permitam conhecer o seu trabalho, tais como o seu website, avaliações de outros clientes e deverá ainda solicitar os Selos de Qualidade no seu perfil, para atestar que cumpre com todos os requisitos legais para o exercício da sua atividade.

Complete ao máximo o seu Perfil habitissimo com exemplos de trabalhos realizados e consiga avaliações positivas de clientes.

3 Convença o cliente de que é a melhor opção

Uma vez enviado o orçamento, entre novamente em contacto com o cliente, para ver se o orçamento cumpre com as suas expectativas. Esclareça todas as suas dúvidas e repita várias vezes os seus pontos fortes. Tente saber quando é que o cliente irá tomar uma decisão.

Se conseguir o trabalho, parabéns! Entre novamente em contacto com o cliente para agradecer-lhe a confiança que depositou em si, elabore um contrato de empreitada ou de prestação de serviços e marque o dia e hora para dar início aos trabalhos. Faça-o sentir que a sua escolha foi a acertada.

Se não conseguir o trabalho, pergunte o motivo pelo qual o seu orçamento não foi o escolhido, assim poderá melhorar a sua competitividade. Seja elegante, não diga nada de negativo para que o cliente não pense que está a criticar a sua decisão. Pense que o facto de o cliente não ter optado pelo seu orçamento não significa que a vossa relação terminou. Peça-lhe permissão para o incorporar na sua base de dados e incluí-lo nas suas campanhas de marketing e promoções. Envie um e-mail agradecendo o tempo dispensado e coloque-se à sua disposição para trabalhos futuros. Inclua novamente os seus dados de contacto, para que o cliente não se esqueça de si.