Como funciona o serviço de orçamentos habitissimo?
Peça orçamentos grátis Em menos de um minuto e totalmente gratuito

Peça orçamentos de arquitetos on-line. Serviço totalmente gratuito e sem qualquer compromisso. Receberá vários orçamentos de arquitetos dos melhores profissionais para que possa comparar preços, qualidade dos materiais, prazos, etc.

1.762 pessoas já pediram um orçamento para arquitetos

Tendências de projetos modernos desenvolvidos por arquitetos em Portugal

Projeto de arquitetura com design inovador

Projeto de arquitetura com design inovador

A Casa Taíde diferencia-se por ser um projeto arquitetónico com um design inovador e moderno. É totalmente diferente da típica casa portuguesa: não contém telhado, as janelas não se encontram alinhadas simetricamente e destaca-se pelas linhas verticais. Um projeto da autoria dos arquitetos portugueses Rui Vieira Oliveira e Vasco Manuel Fernandes.  

Fonte da foto: vasquesfernandeslda.com 

Harmonia com o meio envolvente projetado por arquiteto

Harmonia com o meio envolvente projetado por arquiteto

O Cellas Bar diferencia-se pelas linhas curvas e pela perfeita harmonia com o meio envolvente. Situa-se muito perto do mar, nos Açores, e é o resultado de uma remodelação e expansão de uma estrutura que ali existia. Um projeto do atelier FCC Arquitetura que tem feito sucesso pelo mundo. 

Fonte da foto: ultimasreportagens.com

Arquitetura moderna com janelas de grandes dimensões

Arquitetura moderna com janelas de grandes dimensões

As janelas de grandes dimensões são um dos elementos mais comuns nos projetos de casas modernas. Além da vertente estética, é uma tendência que permite muita luminosidade. Neste caso trata-se de um projeto arquitetónico da autoria de João Brandão e Margarida Gomes. 

Fonte da foto: jbmg-arquitectos.pt

A arquitetura numa varanda em vidro

A arquitetura numa varanda em vidro

A varanda em vidro é uma das grandes tendências da arquitetura moderna, o que se integra com a estética deste tipo de edifícios, tornando os ambiente mais amplos e harmoniosos. É comum nos projetos arquitetónicos de João Brandão e Margarida Gomes. 

Fonte da foto: jbmg-arquitectos.pt

O open concept característico da arquitetura moderna

O open concept característico da arquitetura moderna

O "open concept", ou seja, um espaço aberto entre a cozinha, sala de jantar e sala de estar é um dos elementos mais presentes nos projetos arquietónicos modernos. Este tipo de arquitetura faz com que os espaços pareçam mais amplos e luminosos. Além disso, possibilitam uma maior interação entre os habitantes e as suas visitas.

Fonte da foto: fotos.habitissimo.pt/

A arquitetura em escadas

A arquitetura em escadas

As escadas já não são o que eram, quanto mais simples ou diferentes melhor! Esta é outra das características dos projetos arquitetónicos modernos. Podem ser feitas em diversos materiais, como o microcimento e têm a mesma durabilidade e resistencia que um modelo mais convencional. Têm a vantagem de permitir um melhor aproveitamento do espaço e de conferir muita personalidade a qualquer habitação. 

Fonte da foto: fotos.habitissimo.pt/

Informação útil
  • Existem serviços a partir de 700€. Escolha um arquiteto consoante o tipo de projeto arquitetónico que pretende elaborar. Cada profissional é especializado na sua área e isso garante um projeto de qualidade. Os preços dependem do tipo de serviço e são estabelecidos segundo o número de metros quadrados (m2) que o projeto tem ou irá ter. 

  • 1 a 2 semanas
  • Dificuldade: Média

Que tipos de arquitetura existem?

Arquitetura paisagista

Arquitetura paisagista

A Arquitetura paisagista desenvolve projetos integrando de forma harmoniosa os espaços naturais, como relva, flores ou árvores, com elementos urbanos (piscinas, churrasqueiras, acessos, escadas, iluminação...). Todo o projeto arquitetónico é pensado de acordo com a sua funcionalidade, topografia e preservação do meio ambiente. 

Fonte da foto: fotos.habitissimo.pt

Arquitetura de interiores

Arquitetura de interiores

A arquitetura de interiores é a técnica de composição e decoração de ambientes internos. Um arquiteto deste tipo organiza os espaços, combina diversos ambientes, harmoniza-os e estabelece relações estéticas e funcionais. Neste projeto arquitetónico tudo é pensado, desde os móveis aos diversos acessórios utilizados. 

Fonte da foto: fotos.habitissimo.pt

Arquitetura alternativa

Arquitetura alternativa

A arquitetura alternativa está associada a projetos modernos e diferentes do que é habitual ou tradicional. Caracteriza-se pela reinvenção e adaptação de materiais e estruturas, como é caso da Casa das Histórias Paula Rego, projetada pelo arquiteto português Eduardo Souto de Moura. 

Fonte da foto: guiadacidade.pt

Arquitetura sustentável

Arquitetura sustentável

A arquitetura sustentável procura criar projetos arquitetónicos de forma amiga do ambiente, ou seja, otimiza os recursos naturais e os sistemas de edificação de forma a produzir o mínimo impacto no ambiente. 

Fonte da foto: pinterest.pt

Qual é a diferença entre arquitetura, engenharia civil e construção?

  • Arquitetura

É considerada a arte e técnica de projetar um edifício ou qualquer outro ambiente de construção. O arquiteto é o profissional habilitado legalmente para exercer esta atividade, considerando elementos como a lógica dos espaços e a estética, o conforto, o prazer visual, a harmonia, a iluminação, a ventilação, entre outros. 

  • Engenharia Civil

Trata-se do ramo da engenharia que engloba o projeto, a construção e manutenção de todos os tipos de infraestruturas. Tendo em conta o projeto arquitetónico, cabe ao engenheiro civil responsabilizar-se pela execução da obra, pelo cálculo estrutural, distribuição de cargas e dos vários materiais necessários para a obra.

  • Construção

É a parte prática, ou seja, quando se executa o projeto previamente elaborado, seja qual for a insfraestrutura (habitação, pontes, túneis...). Envolve várias etapas, desde a fundação ao acabamento, respeitando todas as técnicas e normas construtivas. 

Conselhos para escolher o melhor tipo de arquiteto para o seu projeto