Nesta guia
Peça gratis e sem compromisso orçamentos a profissionais da sua zona
Como funciona o serviço de orçamentos de habitissimo?
Preços de limpeza de hotel
Descrição | Preço |
---|---|
Limpeza diária de 30 quartos de hotel, equipa de limpeza, valor diário | 250 € |
Limpeza de cozinhas e áreas tecnicas de hotel, valor semanal | 250 € |
Limpeza geral diária de hotel, valor à hora | 15 € |
Limpeza profunda de hotel com 40 quartos e restantes áreas, valor mensal | 400 € |
limpeza e desinfeçãogeral de hotel com 120 quartos e restantes áreas, valor mensal | 1.200 € |
Limpeza de hotel rural com 8 quartos, valor diário | 50 € |
Como obtemos os preços?
Principais zonas para limpezas em hotéis e alojamentos
![Receção](https://pt.habcdn.com/files/dynamic_content/artigo-3-imagem1-185912_gallery.jpg)
Receção
A entrada do hotel ou de um alojamento é uma das áreas mais importantes para criar uma primeira boa impressão. Quando um hóspede atravessa a porta, é aqui que começa a criar a expectativa do nível de estilo, higiene e qualidade que espera encontrar durante a sua estadia no hotel ou alojamento. Por isso, é necessário criar uma rotina de limpeza regular com principal foco áreas de tráfego elevado.
![Quartos](https://pt.habcdn.com/files/dynamic_content/artigo-3-imagem2-185913_gallery.jpg)
Quartos
Os quartos de um Hotel ou alojamento necessitam de uma higienização mais profunda do que uma limpeza superficial. É necessário limpar a sujidade que se consegue ver, mas é também essencial ter atenção ao que não está tão visível, já que qualquer germe ou vírus pode ser facilmente transferido da Casa de Banho para o quarto, colocando a saúde dos hóspedes em risco.
![Casas de Banho](https://pt.habcdn.com/files/dynamic_content/artigo-3-imagem3-185914_gallery.jpg)
Casas de Banho
É muito importante existir uma boa experiência de utilização de uma Casa de Banho, quando se está num hotel ou num alojamento local. O padrão de higiene da casa de banho que é oferecido aos hóspedes pode influenciar uma atitude positiva num hóspede em relação à sua estadia, elevando a sua perceção sobre a qualidade de serviço que é oferecida.
![Cozinhas e Salas de Refeição](https://pt.habcdn.com/files/dynamic_content/artigo-3-imagem4-185915_gallery.jpg)
Cozinhas e Salas de Refeição
A contaminação cruzada e a propagação de bactérias e vírus nas cozinhas de hotel e de alojamentos locais é muito fácil de acontecer, se não forem cumpridas práticas de desinfeção adequadas. É necessário desinfetar regularmente as superfícies de trabalho para reduzir a probabilidade de ocorrer a contaminação cruzada.
![Ginásios / Spas / Piscinas](https://pt.habcdn.com/files/dynamic_content/artigo-3-imagem5-185916_gallery.jpg)
Ginásios / Spas / Piscinas
A falta de procedimentos de higiene em áreas públicas de hotéis e alojamentos, como os Ginásios, os Spas e as Piscinas, podem levar à rápida disseminação de bactérias e vírus. Os microrganismos do suor e da saliva conseguem prosperar em ambientes com má higienização e, caso ocorra algum problema de saúde com um hospede, isto pode ter um grande impacto na reputação do hotel.
![Salas de Conferência / Centros de negócios](https://pt.habcdn.com/files/dynamic_content/artigo-3-imagem6-185917_gallery.jpg)
Salas de Conferência / Centros de negócios
Com a elevada interação e o uso intensivo que têm as salas de conferência e os centros de negócios dos hotéis, elas acabam por se tornar num terreno fértil para vírus e bactérias. Um ambiente limpo e desinfetado cria uma experiência mais segura aos clientes que usarem estas zonas e irá criar uma boa imagem para o hotel.
Informação útil
Quartos, áreas comuns e casas de banho higienizadas podem transformar uma estadia agradável numa de excelência. Os serviços de limpeza podem ser feitos em várias zonas do hotel e, por isso, o preço médio é variável. No entanto, o preço padrão está entre os 10 €/h e os 18€ /h.
- Algumas horas
- Dificuldade: Relativa
![arrow](https://pt.habcdn.com/static/img/arrow.png)
O que influencia os custos de uma limpeza de hotel
![](https://pt.habcdn.com/files/dynamic_content/artigo-3-imagem7-185918_big.jpg)
- Metro quadrado
Um hotel ou um alojamento local precisa de uma limpeza profunda, seja qual for a sua dimensão. Quanto maior for o espaço a ser limpo, maior será o custo do serviço de limpeza. A limpeza de um hotel com 10 andares levará muito mais tempo a ser limpo, irá necessitar de bastantes materiais desinfetantes e uma equipa de limpeza maior do que num alojamento local com 3 habitações. Portanto, a limpeza de hotel rural com 8 quartos, pode custar, em média, 50€ a diária.
Questões frequentes sobre limpeza de hotéis
1. Quanto custa, em média, a limpeza de um hotel?
O custo médio nacional para a limpeza de um hotel é 14 €/hora. Contudo, pode variar entre os 10 €/hora e os 18 €/hora, uma vez que, quanto maior for o espaço, mais elevado será o custo.
2. Qual a diferença entre limpeza e desinfeção de hotéis?
Fazer uma boa limpeza de um hotel requer conhecimento na escolha dos produtos e nas técnicas mais adequadas a serem aplicadas a cada ambiente. Por essa razão, da mesma forma que há diferentes tipos de sujidades, existe também uma diferença entre limpeza e desinfeção.
A limpeza é a primeira etapa de uma completa eliminação de sujidades. Normalmente, é feita com um produto multiusos, água e um pano ou uma esfregona, eliminando a sujidade aparente e fazendo a higienização de 95% dos antígenos que se encontram em superfícies diversas.
A desinfeção é a segunda etapa no processo de eliminação de vírus e bactérias, utilizando-se para o efeito produtos desinfetantes específicos. É o momento, em que é possível alcançar até 98% de higienização, dependendo do produto que se está a utilizar. Por essa razão, é uma etapa recomendada, principalmente, para locais com grande circulação de pessoas, como hotéis e alojamentos, onde pode ocorrer o acumular de vírus e bactérias prejudiciais para a saúde.
Ou seja, quando limpamos, reduzimos apenas o número de bactérias presentes, mas não atuamos sobre vírus e fungos. A redução de agentes infeciosos nas superfícies é exponencialmente melhor, quando é feita uma desinfeção.
3. O que ter em conta, quando contratar um serviço de limpeza para hotéis?
Contratar uma empresa de limpeza para hotéis obriga a uma boa pesquisa de mercado. A escolha deve ser feita com cuidado, exigindo-se rigor e qualidade. Há que considerar alguns critérios, antes de contratar um serviço de limpeza, de forma a garantir a qualidade no trabalho realizado. Por isso, faça uma check list com tudo o que é necessário limpar e quais as zonas a serem limpas, para depois poder pedir no mínimo três propostas de orçamento para avaliar.
Tenha em atenção que, para além dos serviços apresentados e se necessita ou não que os produtos estejam incluídos no orçamento, irá necessitar que a empresa de serviços de limpeza apresente um contrato de prestação de serviços, tenha seguro de responsabilidade civil e dê acesso ao Livro de reclamações, para o caso de ser necessário.
Por fim, não cometa um dos equívocos mais comuns ao avaliar apenas o valor dos orçamentos apresentados e optar pelo mais baixo. A relação qualidade-preço é muito importante e poderá averiguar isso numa simples pesquisa na Internet ou pedindo referências às empresas que lhe enviarem os orçamentos.
4. Como fazer a limpeza e desinfeção, por causa do COVID-19?
Para além de seguir as normas de higiene e os conselhos de saúde pública, é essencial rever cada um dos procedimentos habituais de limpeza e desinfeção, para ter a certeza de que está a utilizar os produtos corretos. Depois é necessário aplicar medidas mais específicas na limpeza diária dos hotéis:
Higiene das mãos: A lavagem adequada e frequente das mãos é essencial para impedir a propagação do COVID-19 e as equipas de limpeza devem ter este ato em mente, porque é importante para a saúde de todos no hotel.
Quartos: Criar protocolos de limpeza e desinfeção dos quartos, após a saída dos hóspedes e antes da entrada do seguinte, com especial atenção às superfícies e aos objetos em que os hóspedes mais tocaram.
Espaços Comuns É necessário aumentar a frequência da limpeza e desinfeção das áreas comuns, dando especial atenção à receção, aos elevadores (e botões de elevação), aos puxadores das portas, às casas de banho públicas e até às chaves dos quartos.
Produtos Identificados: Usar roupas, panos e sacos específicos e identificados, para evitar a contaminação cruzada.
Sofás e Colchões: Para sofás e colchões, é necessário utilizar outros procedimentos de limpeza, como limpeza a vapor.
Por fim, é necessário aumentar a frequência da limpeza e desinfeção em todo o hotel, especialmente nas áreas comuns.
5. Que legislação existe sobre a limpeza de hotéis?
Em Portugal, a limpeza de hotéis é legislada pelo n.º 1, do Artigo 22.º, do Decreto Regulamentar 16/99 de 18 de agosto, que indica que todas as unidades de alojamento e os hotéis devem ser arrumados e limpos diariamente e sempre antes de serem ocupadas pelos clientes.