Como funciona o serviço de orçamentos habitissimo?
Peça um orçamento grátis Em menos de um minuto e totalmente gratuito

6 Inspirações de espaços com pavimentos flutuantes

Elegância e charme rústico

Elegância e charme rústico

O piso flutuante é ideal para trazer elegância a qualquer espaço, de uma forma simples e sem grandes custos. A sua grande variedade de cores permite jogar muito com aquilo que deseja transmitir. Ao usar tons mais escuros, está a trazer ao ambiente um estilo mais rústico, mas muito belo, que pode ser combinado com mobília de tons mais escuros para acentuar ainda mais essa sensação.

Fonte da foto em: Pisos Laminados Campinas

Um tapete de piso flutuante

Um tapete de piso flutuante

A combinação de diferentes materiais é cada vez mais uma tendência de decoração, devido aos contrastes criados dentro do mesmo espaço. Uma proposta original é reservar uma parte da divisão para colocar pavimento flutuante, como se fosse um tapete. Na imagem, o contraste entre o azulejo, mais frio e o pavimento flutuante, que é naturalmente mais quente, cria um ambiente mais acolhedor e elegante.

Fonte da foto em: Fotos de Salas

Tons mais claros no chão

Tons mais claros no chão

Se optar por colocar um pavimento flutuante num tom mais claro, estará a trazer mais luminosidade ao local de instalação, já que a luz não é absorvida pelo piso. Tons claros são também muito versáteis, permitindo que tenha mobília e paredes em tons mais claros ou mais escuros sem qualquer problema.

Fonte da foto em: Pisos laminado

Pavimento flutuante preto

Pavimento flutuante preto

Habitualmente, utilizam-se pavimentos flutuantes mais claros ou intermédios no chão. No entanto, se optar por tonalidades pretas, consegue obter um efeito muito acolhedor, já que a textura do piso consegue transmitir algum calor à cor preta. Tente optar por tons mais claros nas paredes, para que o espaço não perca tanta luminosidade.

Fonte da foto em: Decorclean

Prolongue o seu chão

Prolongue o seu chão

Para dar uma sensação de continuidade a todo o espaço, pode optar por revestir uma parede com madeira na mesma tonalidade do seu chão. Caso decida utilizar o próprio pavimento flutuante na parede, terá que ter o cuidado de o fixar bem, para que este não caia. O ideal é utilizar tons mais claros para este efeito, já que dão um efeito mais quente e acolhedor, sem retirar luminosidade ao local.

Fonte da foto em: Dicas Femininas

Jogue com as linhas do pavimento

Jogue com as linhas do pavimento

A orientação da colocação do pavimento pode fazer uma grande diferença no resultado final. Geralmente, se optar por colocar o chão paralelo à parede, consegue criar um efeito de ampliação do espaço, como no exemplo da imagem. Colocado perpendicular à parede, o chão já daria uma sensação de espaço mais pequeno e acolhedor. Por isso, jogue com estes efeitos para transmitir diversas sensações na sua casa.

Fonte da foto em: Projectista

Informação útil
  • O preço médio do pavimento flutuante é de cerca de 18 por metro quadrado. No entanto, tudo dependerá do tipo de pavimento que escolher e do modelo que eleger. Faça bastante pesquisa antes de comprar o piso para garantir qualidade ao melhor preço.

  • 1 dia a 1 semana
  • Dificuldade: Média

Quais são os tipos de chão flutuantes que existem?

Pavimento flutuante de madeira

Pavimento flutuante de madeira

Este tipo de pavimento contém várias camadas de madeira natural. A última camada é constituída por uma película de madeira nobre, já que vai ser a mais visível e por isso deve ter melhor aspeto. Vai ser esta última camada de madeira a definir a qualidade do pavimento, uma vez que influencia de forma muito direta a resistência e durabilidade de todo o piso. Este pavimento é de fácil instalação, e, se bem colocado, funciona como isolante acústico entre pisos. É uma solução económica que lhe permite ter chão em madeira a um preço mais baixo do que teria se utilizasse madeira maciça.

Fonte da foto em: Pavimentos de madeira

Pavimento flutuante em laminado sintético

Pavimento flutuante em laminado sintético

Tal como o pavimento em madeira, o laminado sintético também é constituído por várias camadas, sendo que a última camada é mais decorativa. Esta camada pode ter vários aspetos, mas é mais comum encontrar uma imitação muito realista de madeira. É um pavimento extremamente resistente, sendo também adequado a zonas mais húmidas, como a cozinha, e pode ser colocado mesmo e zonas onde há muita circulação, como espaços comerciais.

Fonte da foto em: Pinterest

Perguntas frequentes sobre pavimento flutuante:

Quanto custa em médio o metro quadrado do pavimento flutuante? 

O preço do pavimento flutuante varia dependendo do material de que é feito. Em média, o preço do piso flutuante em madeira ronda os 20€ por metro quadrado, e um piso laminado sintético tem um valor médio de 15€ por metro quadrado. O preço irá também variar graças à resistência escolhida. Se escolher um piso com mais resistência, irá pagar mais.

Qual é o profissional que devo escolher para instalar o soalho flutuante em casa?

Existem profissionais que se dedicam quase só inteiramente a colocar pavimentos, mas pode também considerar contratar um pedreiro de acabamentos para fazer a colocação deste piso. Se pretende poupar um pouco, e como este chão é de fácil instalação, pode optar por fazê-lo você mesmo, lendo as instruções do fabricante antes de iniciar o trabalho para garantir que tudo corre bem.

Guia de compra de chão flutuante: Como escolher, melhor preço e tipo de ambiente

Quais são as vantagens e desvantagens dos pavimentos flutuantes?

2.212 pessoas já pediram um orçamento para pavimento flutuante

Orçamentos por Categoria
Orçamentos relacionados